
O Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex-Camex) aprovou a redução da tarifa de importação para 15 produtos não fabricados no Brasil, visando impulsionar a competitividade da indústria nacional. A decisão foi tomada durante a 229ª reunião ordinária do comitê, ligado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
Segundo o comitê, os produtos contemplados pela medida são considerados cruciais para diversas cadeias produtivas no país.
Entre os itens beneficiados pela redução de alíquota estão:
A lista completa dos produtos com tarifa reduzida está disponível aqui.
Além da redução tarifária, o Comitê Executivo aprovou a renovação de medidas de proteção à indústria nacional contra o aumento das importações, mantendo por mais 12 meses o aumento do imposto de importação para 30 tipos de produtos químicos, dois de papel cartão e um de pneus para automóveis de passeio.
O Gecex também decidiu renovar medidas de defesa comercial para laminados planos de baixo carbono (Coreia do Sul e China), laminados planos de aço inoxidável (China e Taipé Chinês) e alhos frescos ou refrigerados (China, com exceção de empresas que se comprometeram a praticar preços que não prejudiquem a competitividade nacional).